Holding familiar: a solução para o planejamento patrimonial e sucessório
- Rocha & Silva Advocacia
- 18 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de set. de 2023
Entenda os benefícios de implementação da holding familiar para garantir maior segurança para o seu patrimônio, facilitar e desburocratizar a sucessão e reduzir os seus encargos tributários.

O que é holding familiar?
Uma holding familiar é uma pessoa jurídica (empresa) que tem como objetivo administrar o patrimônio de uma família. Ela pode ser constituída por qualquer pessoa física ou jurídica, e pode ser utilizada para controlar empresas, imóveis, investimentos financeiros e outros bens.
Quais são as vantagens?
A holding familiar pode oferecer uma série de vantagens para os seus membros, tais como:
Planejamento patrimonial: blindagem (proteção) do patrimônio familiar de possíveis dívidas, ações trabalhistas, execuções fiscais, separação conjugal ou outros imprevistos.
Sucessão familiar: desburocratização e menor custo para a transmissão do patrimônio às futuras gerações, evitando-se, por exemplo, a necessidade de instauração de inventário para administração ou negociação de bens imóveis ou ativos, assim como prevenção quanto à transmissão de dívidas pessoais do falecido.
Redução de impostos: redução de encargos tributários, em especial na locação de bens imóveis.
Gestão eficiente: maior eficiência na gestão do patrimônio familiar, possibilitando a criação de regras de governança corporativa para definir, por exemplo, como os filhos, na ausência dos genitores, poderão administrar o patrimônio.
Quais são os custos de implementação?
Os custos de implementação de uma holding familiar, que se resumem a despesas cartorárias, administrativas e de transmissão de imóveis, variam de acordo com o tamanho e a complexidade do patrimônio familiar. No entanto, os benefícios da holding familiar podem compensar significativamente os custos de implementação.
O ideal é iniciar a constituição da holding familiar o quanto antes para permitir que as novas aquisições de bens/ativos sejam realizadas através da pessoa jurídica, dispensando a burocracia e custos de transmissão da pessoa física para esta.
Além disso, quanto mais tempo o patrimônio familiar estiver sob a administração da holding, maior a segurança jurídica para a sua proteção.
Se você está interessado em criar uma holding familiar, entre em contato com um advogado especialista em planejamento patrimonial e sucessório para obter mais informações.
Comments